Como transformar a sua casa com
KOKEDAMAS
O que é um kokedama


02 Como regar um kokedama
1.Encha de água um recipiente que comporte mergulhar por completo a bola de musgo do seu kokedama
2.Com a mão, mantenha-a totalmente imersa enquanto o musgo e o substrato absorvem a água, geralmente gerando bolhas de ar nesse processo.
3.O tempo dependerá do tamanho da bola, de quanto estava seca e do tipo de substrato. Você poderá observar o nível da água diminuindo enquanto a bola se encharca.
4.Quando o processo terminar, suspenda a bola acima


da água e, sem apertar, aguarde que o excesso escorra.
5. Recoloque o kokedama no seu lugar, protegendo seus móveis da umidade com o uso de bases e suportes. Com exceção de kokedamas muito grandes que precisam de mais tempo para escoar o excesso, a bola de musgo não vazará, mantendo a umidade no substrato.
Para kokedamas de suculentas, orquídeas e bromélias, bem como outras plantas que não precisem muito de água, recomendamos não completar o processo de imersão até o fim, para evitar que as raizes fiquem mais úmidas que o adequado. Lembramos que as bromélias precisam também de um pouco de água por cima, nos copinhos formados pelas folhas.
COMO VOU SABER QUANDO ESTÁ NA HORA DE MOLHAR ?

A CADA QUANTOS DIAS DEVO MOLHAR MEU KOKEDAMA
Infelizmente, não há uma resposta mágica para esta pergunta.
Primeiramente, cada espécie tem suas necessidades específicas: umas bebem
muito, outras não gostam de água e ainda há outras que gostam de água mas
não curtem ficar as raízes encharcadas.
Temos ainda a questão de que em lugares onde as estações são bem diferenciadas, o clima vai afetar essa necessidade, tendo que levar em conta a
variação de fatores como a temperatura, a umidade relativa do ar, a incidência
ou não de sol direto e a luminosidade.
Soma-se a isso as condições não naturais do ambiente onde o kokedamas
vivem, tais como ar-condicionado, ventiladores, distância da fonte de luz natural
E as próprias plantas têm períodos ode se recolhem e consomem menos energia e outros que precisam de mais para se desenvolver. Ou seja, você deve
observar sua planta e, se possível, se informar mais sobre ela.
A boa notícia é que o kokedama nos permite "sentir" a planta de uma maneira única. Pelo tato, podemos sentir se a bola de musgo está úmida ou seca, e ainda o peso da bola nos mostra claramente que, se está leve, é porque está seca. Obviamente, devemos observar a planta como um todo: se as folhas estão secas ou "desmaiadas", ou se os talos estão moles por excesso de

AS PLANTAS EM KOKEDAMA CRESCEM
Sua planta cresce normalmente, conforme característica de cada espécie e as condiçõesem que ela se encontra.
E SE CRESCEREM DEMAIS?
Algumas espécies se desenvolvem tão bem no kokedama, que uma hora a bola fica pequena. O
que podemos fazer nesses casos é realizar manutenção, refazendo ou aumentando a bola de musgo, ou também sempre há possibilidade de com uma tesoura cuidadosamente cortar o musgo e plantar a muda em vaso adequado ou diretamente na terra.
QUANTO TEMPO DURAM?
Tanto quanto cada tipo de planta, nas condições
que lhe são oferecidas, duraria.
Ou seja, uma planta de ciclo anual vai ter uma vida limitada como teria num vaso ou na natureza, e as outras plantas podem durar anos.


QUE CUIDADOS ESPCIAIS REQUEREM OS KOKEDAMAS
Os cuidados gerais com os kokedamas são os mesmos de uma planta da mesma espécie requer num vaso ou plantada na terra. Se aplicam as mesmas regras de luminosidade, frequência de rega, poda, fertilização, ciclos, transplantes,etc.
KOKEDAMAS PARTE 2
O que é um kokedama Parte 2
Kokedama é a arte e a uma prática
tradicional japonesa usada para cultivar plantas em bolas de musgo vivo, dispensando os tradicionais vasos e criando belíssimos arranjos vivos e jardins suspensos.
Este manual foi desenvolvido junto com especialistas como uma guia para ajudá-lo a fazer o seu próprio estilo de kokedama.
苔⽟
Koke = Musgo
Dama = Bola
Como fazer um Kokedama
A kokedama pode ser incorporada nos mais diversos ambientes, sendo eles internos ou externos. Mesmo porque, qualquer ambiente é lugar para decorar com esse belo elemento decorativo.
A criação de uma kokedama é super fácil e econômica, uma vez que sua estrutura é formada por poucos materiais e seu passo a passo é bem simples. Então, mãos na terra e vamos lá.
Musgo de turfa
Musgo de folha
Substrato para suculenta (no MANUAL CACTOS E SUCULENTAS tem as receitinhas)
Húmus de minhoca
Pedrinhas
Água
Argila expandida
Linha de sisal ou barbante
Tesoura ou estilete
Muda de suculenta

1 Misture as pedrinhas, Substrato para suculenta, húmus de minhoca, o musgo de turfa e a argila com um pouco de água, até formar uma massa moldável e construa uma bola. É importante lembrar que pelo menos 50% da bola seja feita com pedrinhas para que as raízes da planta respirem, então faça a massa firme, mas não muito densa;
2 . Com o polegar, faça um buraco no centro da bola. Coloque a planta no buraco, mas lembre-se de tirar toda a terra das raízes antes. Depois, cubra o restante do buraco com terra;
3. Cubra a bola com musgo de folha com uma leve pressão para fixar;
4. Enrole a bola com a linha de sisal ou barbante, passando por todos os lados, antes de dar um nó. Depois, acrescente um longo pedaço de linha para pendurar.


5. Depois de pendurar, espirre água. Além disso, de tempos em tempos, mergulhe a bola na água por 5 ou 10 minutos para manter a bola úmida e a planta hidratada.

6. resultado

7. Não saiu o resultado que eu esperava! E agora???

8. A técnica é muito boa, mas com o jeitinho brasileiro sempre se pode melhorar principalmente ajustado com alguns segredinhos dos melhores paisagistas do Japão.
-
Obs.: A suculenta deve ter raízes largas.
Use meia nylon: usar a meia nylon vai facilitar muito na hora de fazer sua bola no passo 1, use também por encima da meia o musgo de folha caso você estiver usando uma linha de sisal mais grosa para fazer lindas kokedama, ademais vai manter a área onde sua kokedama estiver mais limpa.
-
Coloque as raízes da sua suculenta por fora da bola preparada isso fará com que seu substrato dure mais tempo.
-
Use linha de costura verde ou linha de pesca transparente para envolver o musgo de folha, assim ficara mais disfarçado as linhas dando uma boa impressão na sua kokedama.
-
Use linhas ou barbantes coloridos para deixar mais charmosa sua kokedama, deixarei as melhores combinação de cores.

Como regar um
kokedama de suculentas
A frequência da irrigação dependerá das suas condições ambientais particulares.
Vamos lhe ensinar os truques para saber quando é hora de regar uma kokedama de suculenta:
regada.
Verifique o substrato
Tal como acontece com outras suculentas, é aconselhável regar apenas quando o suporte estiver completamente seco.
Seu kokedama pode estar seco por fora, mas retém a umidade por dentro. Você pode pegar um palito de dente de madeira ou palito e cutucar o kokedama no centro.
Se o palito sair seco é uma boa hora para regar e se, ao contrário, sair úmido e com restos de substrato não deve ser regado.
Sinta o peso do kokedama
Seu kokedama é como uma esponja que retém água.
Quanto mais pesado for mais água terá.
E, inversamente, quanto mais leve, menos água contém.
Você pode pegar o kokedama em suas mãos e sentir seu peso.
Se parecer que está muito leve, provavelmente é porque é hora de regar.
Observe o estado de sua suculenta
A aparência da sua suculenta também indica se é hora de regar.
Se notar que a planta está menos cheia, macia ao toque e enrugada, é porque precisa de mais água.
Esses sinais indicam desidratação e, portanto, que sua suculenta precisa ser





Regar um kokedama é muito simples e pode regar vários ao mesmo tempo!
-
Encha de água um recipiente que comporte mergulhar por completo a bola de musgo do seu
kokedama
-
Com a mão, mantenha-a totalmente imersa enquanto o musgo e o substrato absorvem a água, geralmente gerando bolhas de ar nesse processo.
-
O tempo dependerá do tamanho da bola, de quanto estava seca e do tipo de substrato. Você poderá observar o nível da água diminuindo enquanto a bola se encharca.
-
Quando o processo terminar, suspenda a bola acima da água e, sem apertar, aguarde que o excesso escorra.
-
Recoloque o kokedama no seu lugar, protegendo seus móveis da umidade com o uso de bases e suportes. Com exceção de kokedama muito grandes que precisam de mais tempo para escoar o excesso, a bola de musgo não vazará, mantendo a umidade no substrato.
-
Recomendamos que entre as regas você tente borrifar água no musgo kokedama. Isso não é rega para a suculenta, mas é para o musgo. Isso manterá o musgo verde.
Soma-se a isso as condições não naturais do ambiente onde os kokedamas vivem, tais como ar-condicionado, ventiladores, distância da fonte de luz natural.
E as próprias plantas têm períodos onde se recolhem e consomem menos energia e outros em que precisam de mais para se desenvolver. Ou seja, você deve observar sua planta e, se possível, se informar mais sobre ela.



A boa notícia é que o kokedama nos permite "sentir" a planta de uma maneira única. Pelo tato, podemos sentir se a bola de musgo está úmida ou seca, e ainda o peso da bola nos mostra claramente que, se está leve, é porque está seca. Obviamente, devemos observar a planta como um todo: se as folhas estão secas ou "desmaiadas", ou se os talos estão moles por excesso de água.


crescem e quanto
Tanto quanto cada tipo de planta, nas condições que lhe são oferecidas, duraria. Ou seja, uma planta de ciclo anual vai ter uma vida limitada como teria num vaso ou na natureza, e as outras plantas podem durar anos. Temos kokedamas com mais de 5 anos, que com certeza vão viver muitos mais ainda.

Os cuidados gerais com os kokedamas são os mesmos que uma planta da mesma espécie requer num vaso ou plantada na terra. Se aplicam as mesmas regras de luminosidade, frequência de rega, poda, fertilização, ciclos, transplante, etc


Como transformar a casa com kokedamas?

Os japoneses por séculos acreditam que as plantas trazem harmonia e calma para os ambientes, aliviando o estresse e aumentando a felicidade de seus moradores.

Levando as características de cada planta em conta, você pode usar os kokedamas em quase todos os ambientes da casa.





Pelo contrário! Pode sim! A maioria das plantas adaptadas a interiores NÃO tolera o sol direto nas suas folhas, que queimarão. Mesmo suculentas de sol pleno precisam estar acostumadas ao sol para poder sobreviver com seus raios incidindo diretamente nelas. São como a gente, quando vai pra praia pela primeira vez depois do inverno.
Você precisa ter luminosidade para ter plantas na sua casa, e elas podem ser muito felizes!




Você até pode, mas não é um ambiente adequado e a planta dificilmente vai sobreviver muito tempo nessas condições. Plantas podem não precisar de sol direto, mas precisam de luz.


Como fertilizar um kokedama com suculentas
Com o tempo, sua suculenta consumirá todos os nutrientes do substrato, para os quais o kokedama deve ser fertilizado.
O processo é muito simples e prolongará a vida do kokedama.
Recomendamos a fertilização pelo menos uma vez por ano, de preferência no início da estação de crescimento ativa (geralmente durante a primavera) e durante a floração.
Para fornecer nutrientes ao seu kokedama, você simplesmente tem que dissolver o fertilizante de sua escolha na água de irrigação.
Dissolva um fertilizante líquido na proporção recomendada pelo fabricante e mergulhe seu kokedama na solução por 15 minutos.


10 dicas para a felicidade de um kokedama de suculenta
1.Procure saber o nome da espécie da suculenta do seu kokedama.
2.Pesquise na internet sobre as características e cuidados necessários.
3.Posicione o kokedama num lugar adequado ao seu tipo, quanto mais próximo de uma janela melhor.
4.Kokedamas em lugares de difícil acesso vão provavelmente ser esquecidos ou você terá preguiça de cuidar deles. sempre colocar plantas perto do fluxo do ar condicionado.
6.Procure observar de quantos dias é o ciclo de rega do seu kokedama, ou seja, quantos dias leva para secar a bola de musgo depois de uma imersão completa.
7.Observe seu kokedama: as plantas mostram se estão gostando ou não do local onde foram instaladas e dos cuidados recebidos. Quanto antes forem feitos ajustes na manutenção, melhor!
8.Retire sempre folhas secas ou amareladas das plantas. Na medida certa, é o processo normal das plantas.
9.Cuide para não afogar seu kokedama: embora a bola de musgo não acumule água em excesso, se você molhar mais seguido do que o necessário, as raízes podem apodrecer ou adoecer.
10.Adube seu kokedama quando ele mostrar que precisa de algum nutriente. Faça isso colocando na água um fertilizante, de preferência natural, sempre seguindo rigorosamente as medidas

